Entrevista com Thaís Furlani – Nutricionista
LogUber: Me conte algumas opções de alimentação que o motorista pode fazer, conforme sua rotina?
Thaís Furlani: A primeira dica é começar com um bom café da manhã e de preferência com alguma fonte proteica. Adicionar ao pão na chapa com manteiga, um ovo ou um queijo. Associar uma fruta com um iogurte. Nos estabelecimentos de beira de estrada, é comum encontrar muitas frituras e outras comidas gordurosas. Fuja dessas opções! Dê preferência para arroz, feijão, carnes leves — como frango e peixe —, além de frutas e verduras. Ter opções de lanches sempre à mão ajuda também a manter o apetite até a próxima refeição completa.
LogUber: Qual o tempo ideal para o motorista se alimentar?
Thaís Furlani: O ideal seriam sempre nos atentarmos para os sinais de fome do nosso organismo, mas como a rotina de quem está na estrada é imprevisível, é importante garantir pelo menos as três refeições principais, café da manhã, almoço e jantar e sempre que possível ou caso sinta fome realizar lanches entre as refeições também é interessante para não correr o risco de exagerar na próxima refeição.
LogUber: Trabalhar na madrugada modifica o tipo de alimentação e calorias que devem ser ingeridas?
Thaís Furlani: Sim. Na madrugada temos uma menor produção de insulina, sendo assim evitar alimentos ricos em carboidratos como pão, macarrão, diminuir o consumo de doces e refrigerantes é uma estratégia interessante. Além disso, alimentos muito pesados como frituras também devem ser evitados pois nesse período a digestão é mais lente. Alimentos que são interessantes de consumir nesse horário seriam proteínas, oleaginosas e frutas. Como ovo, castanhas, queijos, iogurtes, vegetais como cenoura em palitinhos, pepino, azeitonas.
LogUber: Muitas vezes, eles não têm como fazer uma alimentação quente, o que podem fazer para se alimentarem na estrada sem essa possibilidade?
Thaís Furlani: O planejamento da refeição para quem passa longas horas na estrada é super importante e com certeza interfere na qualidade da dieta e da saúde do motorista. Ter um local adequado para armazenar as refeições é fundamental. Com apenas uma térmica o motorista pode levar: frutas, salada. Gosto muito de sugerir para esses momentos salada de macarrão, tortas de proteínas e vegetais, castanhas, iogurtes, saladas de pote. Opções para as refeições principais também podem ser transportadas e consumidas sem necessidade de aquecer como: salada de macarrão, saladas de pote, frutas temperadas,
LogUber: Que tipo de snack ele pode levar para fazer entre as refeições principais?
Thaís Furlani: Opte sempre por lanches práticos e saudáveis, que sejam fáceis de comer sem interferir na direção. Geralmente sempre que pensamos em snacks pensamos em bolachas, pão, mas existe uma possibilidade enorme de sairmos desse padrão, diversificarmos os snacks e melhorar a qualidade da refeição nesse momento. Frutas de maior durabilidade, lanches naturais com recheios proteicos como atum, frango desfiado. Considere levar na térmica ovos cozidos, queijos, iogurtes. Os vegetais acabam sendo uma boa saída, cenoura em palitinhos, pepino, tomate temperado. E as castanhas, amêndoas e amendoins, ou as barrinhas de cereais.
LogUber: Qual dieta eles devem seguir para ter mais energia?
Thaís Furlani: Manter uma alimentação saudável é necessário para manter o pique e obter a energia, atenção e foco para o trabalho do dia a dia. Para isso é importante evitar pratos muito pesados como churrascos, feijoada, alimentos fritos. Dê preferência aos cozidos, grelhados e assados no lugar dos fritos e verá que se sentirá melhor. Atentar-se aos micronutrientes incluído sempre saladas pelo menos no almoço e no jantar. Inclua alimentos integrais, além deles contribuírem para manter a saciedade por mais tempo eles também possuem mais micronutrientes.
Thaís Furlani – Nutricionista (CRN: 39319)
www.thaisfurlani.com.br
Instagram: @thaismfurlani
Linkedin: Thaís Furlani