Veja o vídeo abaixo com essas dicas ótimas da Fisioterapeuta Cintia Lopes Ferreira sobre como manter uma postura correta em seu veículo, para evitar possíveis dores e problemas futuros.

Permanecer por longos períodos em uma mesma posição ou postura, seja ela sentada, deitada ou em pé não é recomendado. A melhor postura sempre será a próxima. Contudo, para motoristas variar posturas dentro dos veículos é praticamente impossível.  Porém, ficar por muito tempo sentado, não ter hábitos saudáveis como não praticar exercícios físicos, ter uma má alimentação, não ter horas adequadas de sono, além de altos níveis de estresse e ansiedade, por exemplo, são fatores que podem de alguma forma contribuir para que futuramente algumas condições de saúde como problemas de pressão arterial, diabetes, obesidade e até dores pelo corpo, sendo a coluna a mais comum, possam aparecer prejudicando no bom rendimento de trabalho.

Carregar cargas é um outro desafio aos motoristas. Por muitas vezes, depois de horas sentados é preciso ainda carregar e descarregar o veículo e estar fisicamente disposto e preparado para mais esta tarefa. O exercício físico é um grande aliado para ajudar a aguentar toda a demanda e horas de trabalho da melhor forma possível. A Organização Mundial da Saúde recomenda que adultos a partir de 18 anos de idade devem minimizar a quantidade de tempo gasto de forma sedentária por longos períodos e realizar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada durante a semana em blocos de no mínimo 10 minutos consecutivos no dia. Dito isto, a recomendação é para que separe no dia e na semana alguns minutos para cuidar da sua saúde e se exercitar, e para isso não há regra pode ser uma caminhada, andar de bicicleta, fazer alguns exercícios em casa ou em intervalos de trabalho, ou se possível fazer algum esporte que goste ou até academia, escolha aquilo que possa te dar prazer e que seja possível manter frequência dentro da sua rotina. O exercício e bons hábitos serão grandes aliados para evitar problemas futuros.

Durante a jornada de trabalho tente se organizar de alguma forma para que faça intervalos com paradas de pelo menos 10 ou 15 minutos para descer do veículo, andar um pouco, tomar uma água ou ir ao banheiro, e se possível movimentar um o corpo para aliviar um pouco as tensões do tempo longo na direção. Dentro do veículo esteja confortável, verifique se o banco está à uma distância adequada do volante e pedais para que você os alcance sem grandes esforços, se o encosto do banco está posicionado de uma forma que sua coluna esteja bem apoiada, ou seja, torne teu local de trabalho um ambiente confortável e que te ajude a ficar horas na estrada sem grandes desconfortos. Para carregar e descarregar o veículo tente não pegar toda a carga de uma vez, distribua em pequenos blocos, carregue elas próxima ao tronco e se tiver que retirá-la ou colocá-la em um local muito baixo distribua o peso entre coluna, braços e pernas.

Para viver mais e melhor e ter mais disposição no trabalho cultive bons hábitos, se mantenha ativo e faça intervalos periódicos durante a jornada de trabalho. O corpo precisa de movimento e não tem uma receita para isto, faça aquilo que seja possível e se encaixe na sua rotina. Afinal, 10 minutinhos por dia podem ser suficientes para começar. Além disso, durma e se alimente bem, cuide da sua saúde, ela é o teu bem mais precioso e só você pode fazer isto por você, então comece hoje!

Cintia Lopes Ferreira
Fisioterapeuta
Crefito 188011-F/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *